Apelo a Comunicações (pdf)
Gostaríamos de convidá-lo(a) a participar no 17º Encontro Português de Computação Gráfica, o encontro nacional anual da área científica de Computação Gráfica, promovido pelo GPCG - Eurographics Portuguese Chapter, e que este ano é organizado pela Universidade da Beira Interior (UBI).
Este encontro promoverá um Programa Científico, do qual fazem parte
apresentações de artigos longos e curtos, apresentações plenárias
convidadas, sessões de posters e demonstrações de projectos. Durante o
evento será escolhido o melhor artigo e o melhor artigo
de jovem investigador. As actas do Encontro serão publicadas em livro de actas e um
conjunto de artigos seleccionados será também publicado na revista VIRtual.
Os autores dos melhores artigos serão
encorajados a submeterem versões alargadas à revista Computers & Graphics.
É pois com o maior prazer que o convidamos a estar presente em 29 e 30
de Outubro, nas instalações da Universidade da Beira Interior, na
Covilhã.
O 17º Encontro Português de Computação Gráfica visa reunir
investigadores, docentes e profissionais que realizam trabalho ou
utilizam a Computação Gráfica, o Processamento de Imagem ou a Visão por
Computador, permitindo a divulgação de trabalhos realizados ou em
curso, a troca de experiências e um fórum de discussão de questões
ligadas às aplicações das áreas referidas.
Tipos de Comunicações
Artigos
Os participantes são convidados a apresentar comunicações, focando
variados temas, desde hardware a algoritmos e aplicações inovadoras,
aos aspectos humanos dos ambientes interactivos gráficos, nas seguintes
áreas científicas, ou noutras áreas relacionadas: A lista de tópicos,
não exaustiva, inclui:
- Agentes Autónomos em Ambientes Virtuais
- Algoritmos de Computação Gráfica em GPU
- Animação por Computador
- Aplicações de Computação Gráfica
- Arquitecturas e Paradigmas de Processamento Gráfico
- Arte Digital
- Computação Gráfica em Tempo Real
- Computação Gráfica na Educação, Engenharia, Entretenimento, Medicina e Ciência
- Computação Gráfica para Dispositivos Móveis
- Ensino da Computação Gráfica
- Geometria Computacional
- Interacção Pessoa-Máquina
- Jogos por Computador
- Modelação Geométrica
- Modelação Procedimental e Representação de Fenómenos Naturais
- Multimédia
- Padrões para Computação Gráfica 3D
- Paralelização de Algoritmos de Computação Gráfica
- Personagens Virtuais Inteligentes
- Processamento de Imagem
- Realidade Virtual e Aumentada
- Simulação e Animação
- Síntese de Imagem
- Sistemas de Informação Geográfica 3D
- Visão por Computador e Reconstrução 3D
- Visualização Científica
A actualidade e a relação qualidade/inovação dos trabalhos são factores a considerar na sua avaliação e selecção. Comunicações realizadas por estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento no âmbito dos respectivos cursos são particularmente bem vindas.