Apelo a Comunicações (pdf)

Gostaríamos de convidá-lo(a) a participar no 17º Encontro Português de Computação Gráfica, o encontro nacional anual da área científica de Computação Gráfica, promovido pelo GPCG - Eurographics Portuguese Chapter, e que este ano é organizado pela Universidade da Beira Interior (UBI).

Este encontro promoverá um Programa Científico, do qual fazem parte apresentações de artigos longos e curtos, apresentações plenárias convidadas, sessões de posters e demonstrações de projectos. Durante o evento será escolhido o melhor artigo e o melhor artigo de jovem investigador. As actas do Encontro serão publicadas em livro de actas e um conjunto de artigos seleccionados será também publicado na revista VIRtual. Os autores dos melhores artigos serão encorajados a submeterem versões alargadas à revista Computers & Graphics.
É pois com o maior prazer que o convidamos a estar presente em 29 e 30 de Outubro, nas instalações da Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

O 17º Encontro Português de Computação Gráfica visa reunir investigadores, docentes e profissionais que realizam trabalho ou utilizam a Computação Gráfica, o Processamento de Imagem ou a Visão por Computador, permitindo a divulgação de trabalhos realizados ou em curso, a troca de experiências e um fórum de discussão de questões ligadas às aplicações das áreas referidas.


Tipos de Comunicações

Artigos
Os participantes são convidados a apresentar comunicações, focando variados temas, desde hardware a algoritmos e aplicações inovadoras, aos aspectos humanos dos ambientes interactivos gráficos, nas seguintes áreas científicas, ou noutras áreas relacionadas: A lista de tópicos, não exaustiva, inclui:

  • Agentes Autónomos em Ambientes Virtuais
  • Algoritmos de Computação Gráfica em GPU
  • Animação por Computador
  • Aplicações de Computação Gráfica
  • Arquitecturas e Paradigmas de Processamento Gráfico
  • Arte Digital
  • Computação Gráfica em Tempo Real
  • Computação Gráfica na Educação, Engenharia, Entretenimento, Medicina e Ciência
  • Computação Gráfica para Dispositivos Móveis
  • Ensino da Computação Gráfica
  • Geometria Computacional
  • Interacção Pessoa-Máquina
  • Jogos por Computador
  • Modelação Geométrica
  • Modelação Procedimental e Representação de Fenómenos Naturais
  • Multimédia
  • Padrões para Computação Gráfica 3D
  • Paralelização de Algoritmos de Computação Gráfica
  • Personagens Virtuais Inteligentes
  • Processamento de Imagem
  • Realidade Virtual e Aumentada
  • Simulação e Animação
  • Síntese de Imagem
  • Sistemas de Informação Geográfica 3D
  • Visão por Computador e Reconstrução 3D
  • Visualização Científica 

A actualidade e a relação qualidade/inovação dos trabalhos são factores a considerar na sua avaliação e selecção. Comunicações realizadas por estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento no âmbito dos respectivos cursos são particularmente bem vindas.

Posters e Demos
Os participantes são especialmente convidados a submeter posters e a preparar demonstrações nas áreas enunciadas, relativos a resultados de última hora, novas ideias ou trabalhos de qualidade ainda a decorrer. Os posters e demonstrações podem ser acompanhados por um texto com um máximo de duas páginas A4.

 
Com o apoio:

    IT    
DI     Microsoft Portugal     Agencia 

   cgd    SPC videojogos    FCT

fca